Botafogo terá quatro novos adversários no Paulistão 2015

15/04/2014 23:10:00

Capivariano, Red Bull, São Bento e Marília entram no mapa da Série A1; FPF mantém fórmula de disputa

Quinto colocado no Paulistão, eliminado pelo campeão Ituano nas quartas de final, o Botafogo terá quatro novos adversários no mesmo campeonato de 2015, quando completará sete anos consecutivos na elite.

Além disso, estará inserido num regulamento já conhecido da torcida e dos dirigentes. Em apenas 24h, de domingo a segunda-feira, o mapa da Série A1 ganhou Capivariano, Red Bull, São Bento e Marília, e teve a confirmação de que não haverá mudança na fórmula de disputa, prevalecendo o sistema de grupos na primeira fase.

Com o rebaixamento do Comercial e a perda do acesso de outros clubes, o Tricolor será o único repreentante da região a jogar na elite em 2015. Monte Azul, Ferroviária e Batatais, que tentaram subir de divisão, sucumbiram na missão da Série A2 bem antes da definição dos quatro times que garantiram acesso.

Capivariano (campeão) e Red Bull estarão na elite pela primeira vez na história, enquanto que São Bento e Marília retornam após oito e seis anos, respectivamente. Eles entram nos lugares de Comercial, Oeste, Atlético de Sorocaba e Paulista. “Ficamos felizes pela volta de times tradicionais à Série A1, mas chateados por não termos outros clubes da região entre os 20. Uma pena que Batatais, Ferroviária e outros não tenham conseguido o acesso”, lamentou o diretor de futebol do Pantera, Fernando Gelfuso.

Cinco grupos de novo

O presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, garantiu que o mesmo regulamento será mantido para 2015. Os clubes serão divididos em quatro grupos, jogarão 15 rodadas contra as equipes das outras chaves e os dois melhores passam às quartas. Times como Santos e Palmeiras já manifestaram a favor de uma alteração que dê mais vantagens aos times de melhor campanha.

“Não discutimos internamente sobre isso no Botafogo. Essa vantagem do empate já não existia nem nos regulamentos anteriores. Estamos sempre abertos a conversas com a FPF e os outros integrantes da A1 para que cheguemos a um denominador comum”, adiantou Gelfuso. O Estatuto do Torcedor exige que o regulamento seja mantido por ao menos dois anos.

Ribeirão não verá Come-Fogo

Fernando Gelfuso, um dos diretores de futebol do Botafogo, lamentou a ausência de confrontos mais tradicionais do Estado na edição 2015 do Paulistão. A queda do Comercial para a Série A2, somada à permanência do Tricolor na primeira divisão, vai deixar os torcedores ribeirão-pretanos por mais uma temporada sem poder assistir ao grande clássico Come-Fogo - neste ano, o Bota venceu por 1 a 0.

“Todo clássico é diferente de tudo. No nosso caso, é um duelo que mexe demais com a cidade, com as torcidas e sempre é carregado de emoções. Além disso, a ausência dessa partida também é prejudicial financeiramente ao clube mandante, pois a bilheteria é historicamente muito boa. Considero ser muito ruim para Ribeirão Preto não haver um Come-Fogo no ano que vem”, opinou o cartola tricolor.



    Mais Conteúdo