Estatístico aponta Botafogo com 89% de chances de classificação

02/09/2015 17:47:00

Mastrangelo Reino / A Cidade
Jogadores do Botafogo comemoram vitória diante do Duque de Caxias no sábado, em casa (Foto: Mastrangelo Reino / A Cidade)

Dois empates em dois jogos. É o que o Botafogo precisa para se garantir nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Levando em consideração o fato de o Gama folgar na próxima rodada do Grupo A6, o Tricolor tem enormes chances de carimbar a vaga o quanto antes, de acordo com o doutor em estatística pela USP (Universidade de São Paulo) e produtor do site Chance de Gol, Marcelo Leme de Arruda.

A pedido do A Cidade, o matemático foi às contas e cravou que o Tricolor tem 89,1% de chances de avançar à próxima fase contra apenas 11,7% do Gama, adversário botafoguense na última rodada, no estádio Santa Cruz. Líder da chave, o Crac está praticamente classificado, com 99,1% de chances - enfrentará o já eliminado Villa Nova-MG após receber o Bota neste sábado, às 19h, em Catalão (GO).

“Basicamente, são dois os motivos fundamentais para o Botafogo ter mais chance que o Gama: ainda tem dois jogos pela frente, enquanto o Gama só tem um, e o jogo que falta para o Gama é justamente contra o Botafogo, em Ribeirão Preto”, comentou o especialista. Segundo Arruda, o time que atingir 16 pontos estará classificado. De 14 a 15 pontos também pode representar a vaga entre os 16 times melhores.

Como precisa de apenas dois pontos, o Botafogo poderá até perder para o Crac, na próxima rodada, que terá a chance de decidir a vaga em casa contra o próprio time do distrito federal, no Santão. “Desde o começo a gente sabia que só dependia da gente, mas contra o Crac vacilamos em casa [derrota por 1 a 0] e sabíamos que tínhamos que buscar uma vitória fora para compensar”, lembrou Francis.

De acordo com o atacante, entretanto, a projeção do plantel se resume a pensar em um compromisso de cada vez. “Serão dois jogos muito difíceis, mas primeiro estamos focados no Crac”. O Bota tem 11 pontos contra 12 do Gama. Duque de Caxias e Villa Nova-MG já estão eliminados.

Botafogo é favorito diante de Crac e Gama, diz Arruda

Nas contas de Marcelo Leme de Arruda, o Botafogo é favorito nos dois últimos jogos da primeira fase da Série D. Enquanto têm 45,5% de chances de vencer o Crac (com 34% de empate e 20,5% de derrota), entrará “ainda mais favorito” diante do Gama (69,1% de probabilidade de vitória, 23,7% de empate e apenas 7,2% de derrota).

Caso empate contra o Crac no sábado, o Botafogo se iguala ao Gama em pontos e número de vitórias. No entanto, assumirá a vice-liderança da chave pelo saldo de gols: 5 a 3. Se vencer o Crac, assume a primeira posição no mesmo critério de desempate. Em caso de derrota, precisará vencer o Gama, no Santão, dia 13.



    Mais Conteúdo