Botafogo apresenta reforços para disputa da Série D

19/05/2015 09:47:00

Além dos quatro atletas já apresentados, outros devem ser oficializados hoje

Matheus Urenha/A Cidade
Volante Gilmak foi um dos apresentados para disputa da Série D. (Foto: Matheus Urenha/A Cidade) 

O Botafogo começou, ontem, a mostrar a cara que o novo time terá para a Série D do Campeonato Brasileiro.

A diretoria apresentou oficialmente quatro jogadores que devem brigar por posições titulares a partir de julho, quando visita o Gama (DF) no dia 12: o lateral-esquerdo Augusto Ramos, de contrato renovado, o volante Gilmak, de volta após um ano de sua passagem anterior pelo clube, e os meias Guaru e Helton Luiz.

Hoje, os dirigentes deverão apresentar ao menos mais três jogadores. É bem provável que o lateral-direito Samuel Santos, ex-Santo André, e os atacantes Francis, ex-Joinville (SC), e Jardel, ex-Matonense, concedam entrevista nesta tarde, no Santa Cruz. Ao lado deles, o zagueiro/volante César Gaúcho deve ser oficializado junto ao também volante Liel.

“Francis, Samuel, Jardel e mais dois que devem chegar amanhã [hoje].E a gente finaliza o primeiro ciclo de contratações. A partir daí vamos identificar as possíveis carências e ir atrás de mais três jogadores pontuais”, avisou ontem o vice-presidente de futebol do Botafogo, Fernando Gelfuso.

O cartola confirmou que mais dois centroavantes devem estar em pauta. “Queremos mais um ‘camisa 9’ e outro atacante que avance pelas beiradas. É o início da caminhada mais importante do Botafogo nos últimos anos. O sonho da volta ao cenário nacional, contando com essas novas caras”, explicou o dirigente, enquanto apresentava as novas contratações na tarde de ontem.

Com a palavra, os jogadores!

Contratação mais badalada até o momento, o meia Guaru celebrou seu acerto com o Tricolor. “Acho que foi a terceira vez que entramos em contato. Na primeira eu ainda tinha contrato com o Penapolense. No começo deste ano também quase vim, mas tinha acabado de acertar com o Rio Claro”. Experiente, o meio-campista sabe bem como encarar o desafio da Série D.

“É uma competição difícil, com muitas equipes do Sul que dão trabalho. Mas estamos montando uma equipe forte para conseguirmos o acesso. Cada jogo terá que ser encarado como uma final”.
Com acessos ao Paulistão por Atlético Sorocaba e São Bento, com o América-MG para o Brasileirão, e duas temporadas na Série A com a camisa do Náutico, Helton Luiz admitiu ter buscado informações da chave do Pantera na Série D e está animado com o projeto.

“O carinho com o qual meu nome foi tratado pelo clube me chamou a atenção. O interesse do Veiga e da diretoria. O jogador se sente bem onde ele é querido. O projeto é levar o Botafogo ao calendário e isso também chamou a atenção”, afirmou.

Quem são eles 

Augusto Ramos
Posição: Lateral-esquerdo
Nome completo: José Augusto Cestari Ramos
Nascimento: 03/02/1985, em Campinas (SP)
Idade: 30 anos
Altura: 1,78m / Peso: 77 kg
Clubes: Botafogo, Juventude (RS), Independente, Portuguesa Santista, ASA (AL), Fluminense (RJ), Ceará (CE), Comercial, Tupi (MG), Confiança (SE), Treze (PB) e Londrina (PR)

Gilmak
Posição: Volante
Nome completo: Gilmak Queiroz da Silva
Nascimento: 02/12/1986, em Fortaleza (CE)
Idade: 28 anos
Altura: 1,79m / Peso: 69 kg
Clubes: Horizonte (CE), Fortaleza (CE), Fredrikstad (NOR), Botafogo, Icasa (CE), Vila Nova-GO, Náutico (PE) e Penapolense

Guaru
Posição: Meia
Nome completo: Rodrigo Neves de Freitas
Nascimento: 04/02/1981, em Taubaté (SP)
Idade: 34 anos
Altura: 1,70m / Peso: 62 kg
Clubes: Guarani, Inter de Limeira, CRAC (GO), Fortaleza (CE), Bahia (BA), Paulista, Coritiba (PR), Al Hilal (ASU), Grêmio Barueri, Guaratinguetá, América-RN, Linense, Anapolina (GO), Penapolense, Fortaleza (CE) e Rio Claro

Helton Luiz
Posição: Meia
Nome completo: Helton Luiz da Silva
Nascimento: 02/01/1987, em Messias (AL)
Idade: 28 anos
Altura: 1,71m / Peso: 64 kg
Clubes: Náutico (PE), Bahia (BA), América-MG, Icasa (CE), Atlético Sorocaba, Audax, São Bento, Oeste, São Caetano e Santo André

Gilmak defende o Bota pela terceira vez

Velho conhecido, já que chega para sua terceira passagem, Gilmak não teme a responsabilidade de ensinar os atalhos de uma competição difícil para os atletas mais novos do Botafogo. “Isso não pesa. Tudo o que a gente ajudar fora de campo, eles irão ajudar dentro de campo também.

Temos que acolher todos. Ajudar com experiência e com o que for possível para que possamos orientá-los bem. Eu acho que pelo grupo que está sendo montado, tem muita gente se incomodando. Tem uma galera da base boa”, disse o volante.

Outro que conhece bem o clube, o ala Augusto Ramos confessa cobrar-se muito internamente para a equipe ser bem sucedida a cada competição que disputa. “Cada competição eu me cobro muito. Sou formado aqui, tenho uma identificação maior e cada jogo é uma batalha. Para mim é diferente e vou dar a minha vida para conseguirmos esse objetivo [o acesso à Série C de 2016]”, disse.



    Mais Conteúdo