Botafogo está a seis jogos do paraíso

21/10/2014 11:14:00

Tricolor encara o São Bento em dois jogos, em Sorocaba; time não consegue ingressar na Copa do Brasil desde 2002

Faltam apenas seis jogos para o Botafogo conquistar a edição de 2014 da Copa Paulista e voltar à Copa do Brasil depois de 13 anos - na última vez que disputou, em 2002, foi eliminado pelo Sport (PE) na primeira fase: 1x1 e 2x7. Com uma campanha de respeito, o Tricolor vai entrar na fase de mata-mata como o time a ser batido. O adversário das quartas de final será o São Bento, que mandará a primeira partida em Sorocaba, no estádio Walter Ribeiro, sábado, a partir das 18h. O Tricolor decide a sonhada vaga às semifinais no dia 1º de novembro, um sábado, às 19h, no Santa Cruz.

Até agora, em duas fases de grupos, foram 18 jogos, dos quais, o Pantera sofreu apenas uma derrota (para o rival Comercial) e coleciona dez vitórias e sete empates. A defesa é a melhor da competição: apenas dez gols sofridos - média de 0,55 por jogo. O ataque perdeu o posto de melhor do campeonato, mas ainda é o segundo colocado. Com 30 gols marcados (média de 1,67), o Tricolor agora está atrás do Rio Branco, que chegou a 32. A campanha, no entanto, ainda é a mais positiva dentre todos os 22 times que iniciaram a Copa Paulista: 37 pontos e um aproveitamento de 68,5%.

Porém, tudo isso precisa ficar para trás. “[A Copinha] Cada vez vai se afunilando mais e temos que ficar atentos porque agora não tem mais margem para erro. Se errarmos, não há tempo para recuperação. É um torneio muito equilibrado e qualquer equívoco pode ser fatal”, colocou o técnico Alexandre Ferreira. Se passar pelo São Bento, o Bota pegará Rio Branco ou Independente na semifinal.

Mostrando serviço

Segundo o comandante botafoguense, dentre os recursos, estão aqueles que foram primordiais para que o jovem elenco tricolor evoluísse durante a Copa Paulista. Alexandre Ferreira considera que a nova fase mostra a cara do verdadeiro campeão.

“É na hora desse tipo de aperto que os times mostram seus diferenciais. O momento de se dar um salto na competição. Precisamos saber usar nossa movimentação tática, a questão física e até a questão de malandragem. No sentido positivo, é claro: as horas de reter a bola, de acelerar o jogo, por exemplo. Por serem jovens, é natural que eles vão aprendendo pouco a pouco”, finalizou.

Datas definidas

A tabela das quartas de final foi divulgada ontem. Todos os quatro jogos serão neste sábado. As partidas decisivas que apontarão os quatro classificados serão entre os dias 31 de outubro (sexta) e 1º de novembro (sábado).

Treinador destaca maturidade

A proposta de trabalho do Botafogo desde o início da Copa Paulista sempre foi clara: subir o elenco sub-20 do clube somado a alguns reforços pontuais para dar mais experiência ao plantel e, assim, aproveitar ao máximo o momento para dar destaque aos “pratas da casa”. No entanto, o técnico Alexandre Ferreira frisa que a maturidade dos atletas é um dos pontos fortes do grupo.

“Não podemos esquecer que temos um grupo muito jovem. A maioria não tinha disputado um torneio profissional, e o mais importante é que os meninos estão tranquilos para dar sequência ao trabalho. Todos têm muito os pés no chão e é sempre na base da conversa, do diálogo e do trabalho árduo que podemos mostrar para eles que no futebol é preciso batalhar muito para chegar a algum lugar. Tudo isso vai sendo assimilado durante a carreira deles, mas a resposta até agora tem sido muito positiva”, comentou.

Vestibular

De acordo com o treinador, o empenho dos atletas também é muito em função de estarem buscando um espaço para a próxima temporada. Ferreira acredita no potencial da equipe para fornecer jogadores para o Paulistão do ano que vem. “Todos os atletas passam por estágios dentro do torneio. É interessante porque analisamos como se fosse vestibular e esses meninos podem ter certeza que estão passando com notas altas. Esperamos que eles continuem essa performance nas quartas, nas semi e numa eventual final para que consigam o espaço para o ano que vem”.



    Mais Conteúdo