Piscina volta a ficar com a água verde na Cava do Bosque

15/12/2017 11:17:00

Indignado, pai de aluno denuncia a falta de manutenção no equipamento público; prefeitura nega, mas funcionários confirmam

Arquivo pessoal
Água de piscina da Cava ficou esverdeada nesta quinta-feira; clique na imagem para abrir galeria (Foto: Arquivo pessoal)

 

A piscina olímpica da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto, voltou a ficar com a água com coloração esverdeada nesta quinta-feira (14) e foi motivo de indignação e denúncia por um pai de aluno.

VEJA GALERIA DE FOTOS

Apesar de a Secretaria Municipal de Esportes ter negado, funcionários que trabalhavam na limpeza da piscina, na manhã desta sexta-feira (15), confirmaram a queixa de um pai. Ele chegou a enviar fotos que, segundo afirma, foram clicadas na tarde desta quinta, antes do início de atividades na água.

“É um absurdo. Meus dois filhos participam de aulas no local e foram surpreendidos com a suspensão das aulas em pelo mesmo cinco vezes entre novembro e dezembro por causa da água verde”, afirma o pai com dois filhos matriculados na natação e que pediu para não ser identificado.

Nesta quinta, a diretoria da Cava não permitiu que a equipe de reportagem do ACidade ON fizesse fotos da piscina. (leia mais abaixo)

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Esportes chegou a garantir que as aulas não foram suspensas.

“As atividades foram encerradas neste último sábado, dia 9 de dezembro, com um festival da natação e serão retomadas no início de 2018”, informa. As equipes de Polo Aquático também teriam encerrado suas atividades de 2017 na semana passada, conforme a nota.

A secretaria disse, também, que um professor do projeto ‘Nadando na Frente’ dispensou os alunos nesta semana “não tendo qualquer problema relacionado à água da piscina”.

Pela nota, a natação avulsa continuaria com suas atividades normalmente.

Sobre o fato de não permitir que a equipe do ACidade ON fizesse fotos na piscina da Cava, a Secretaria Municipal de Esportes alegou que crianças estariam no local nesta quinta e que não havia a autorização do uso de imagens delas.

“É muito ruim interromper o treinamento toda a hora. Não é possível que não tenham sensibilidade de manter a piscina azul como deve ser”, reclama o pai.

Ricardo Canaveze / A Cidade
Uma espécie de lodo ficou depositado no fundo da piscina e funcionários faziam a aspiração nesta manhã; clique na imagem para abrir galeria (Foto: Ricardo Canaveze / A Cidade)

 

Na manhã desta sexta-feira, ACidade ON esteve no ginásio de esporte. Os funcionários disseram que o profissional responsável pela limpeza está em férias e que a piscina deve ficar fechada até o final do processo de aspiração de uma espécie de lodo depositado no fundo da piscina, o que deve ocorrer ao menos durante toda esta sexta.

Ontem, conforme afirmaram, foi utilizado um produto químico na água para que o processo de aspiração ocorresse.

Recorrente

Em março e dezembro do ano passado, e em outubro último a água da piscina da Cava, localizada nos Campos Elíseos, zona Norte da cidade, também ficou com a mesma coloração esverdeada, o que causou a suspensão de aulas. Em dezembro de 2016, a Secretaria Municipal de Esportes chegou a alegar que o grande volume de chuvas teria sido o motivo.

A secretaria afirma que a piscina ficou fechada apenas durante um final de semana nos últimos meses “para receber tratamento químico, voltando a receber os alunos normalmente na segunda-feira seguinte”.

Ainda segundo a nota, “a água da piscina passa por testes constantes para controlar sua qualidade, com a medição do pH e do cloro, não havendo nenhum risco para as pessoas que utilizam a piscina”.



    Mais Conteúdo