Ribeirão Preto oficializa time de vôlei

28/06/2017 17:20:00

Com Lipe no comando, cidade retoma ciclo que teve início com a Recra nos anos 90

Weber Sian / A Cidade
Animada, Vânia Mello esteve na Cava do Bosque para prestigiar o lançamento do Vôlei Ribeirão; ex-jogadora passa a bola para Lipe, que terá a missão de repetir trajetória vitoriosa da Recra na modalidade (Foto: Weber Sian / A Cidade)

 

Foram 17 anos desacordado antes de voltar a marcar presença. Depois de quase duas décadas, Ribeirão Preto começa a recuperar o seu espaço no cenário nacional. Sob coordenação do campeão olímpico Lipe Fonteles, o “Vôlei Ribeirão” foi apresentado na tarde de ontem, no Ginásio Gavino Virdes - a Cava do Bosque.

CLIQUE PARA CONFERIR GALERIA DE FOTOS

A equipe masculina terá a missão de dar continuidade à trajetória vitoriosa iniciada pelo time feminino da Recreativa, em 1990. Há pouco mais de 23 anos, no dia 22 de março de 1994, a equipe conquistava o título inédito da Liga Nacional - a antiga Superliga - e atraía os holofotes de todo o Brasil.

“Com o fim do vôlei e do basquete, ficamos carente de um esporte de ponta para representar Ribeirão. Acho que agora vai ser uma ótima oportunidade de revivermos esse tempo”, afirmou a ex-meio de rede Vânia Mello, que defendeu a Recra entre os anos de 90 e 92. Vânia foi capitã da equipe na campanha do bicampeonato paulista, em 1992 e 1993. O maior título da história da Recra foi a conquista do Campeonato Sul-Americano, obtida na temporada 1993/94. Jogadoras como a levantadora Fernanda Venturini, que já foi considerada uma das melhores do mundo, e a meio de rede Ana Flávia, defenderam a equipe nos primeiros anos da década.

“A cidade vai adotar essa equipe, assim como aconteceu conosco, o que dá continuidade ao ciclo”, comentou a ex-jogadora. Lipe exaltou o lado social do projeto. “A nossa meta também é dar chance às crianças para se desenvolverem no esporte e deixar as ruas”, declarou o jogador.

Montagem do elenco é iniciada

Inicialmente, o Vôlei Ribeirão vai disputar o Campeonato Paulista e também a Taça Prata – competição que dá acesso à Superliga B nesta temporada. O Estadual está previsto para começar entre o final de agosto e o início de setembro. A equipe ribeirão-pretana anunciou um acordo com o Grupo São Francisco.

O investimento inicial será de R$ 3,5 milhões. A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Esportes ofereceram a estrutura do complexo da Cava do Bosque, onde a equipe mandará os seus jogos. “Para o início dos treinamentos o local atende às necessidades. As reformas iniciais passarão pela portaria, pelo ginásio 1 e a quadra principal”, disse o secretário de esportes Ricardo Aguiar. Entre os atletas contratados para defender a equipe ribeirão-pretana estão Leozão, Rafinha, Giovani, Jotinha e Ualas.



    Mais Conteúdo