Técnicas de corrida potencializam o exercício e evitam lesões

"Atividades complementares são de suma importância para alcançar resultados", disse o educador físico Tom Osório

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    • Valeska Mateus

Indoor: O educador físico Tom Osório orienta treino: postura e passadas devem seguir técnicas (Foto: Weber Sian / A Cidade)
As técnicas de corrida são essenciais para potencializar o exercício e evitar lesões. Daí a importância dos treinos educativos e de coordenação motora para que sejam colocadas em prática. 

"A periodização para corredores envolve não somente os treinos específicos de corrida propriamente ditos. Atividades complementares são de suma importância para alcançar resultados. Os treinos de musculação, aulas de alongamentos, treinos educativos e de corrida não podem faltar neste planejamento", explica o educador físico Tom Osório.  

Por conta disso, ele ressalta que a mescla de treinos de corrida na rua e indoor (na esteira) podem auxiliar, como no controle de cadência/ritmo, além de propiciarem um menor impacto nas articulações.  

Entre as técnicas está a postura correta. A indicação é que o olhar busque o horizonte, com a mandíbula relaxada e os ombros soltos.   

"Já a movimentação dos braços deve ser entre a cintura e a parte inferior do peito e os cotovelos, com flexão de 90 graus. Os punhos não podem ser fechados totalmente e ao mesmo tempo, r as mãos não podem permanecer abertas por completo", detalha Osório.  

A passada deve seguir o movimento preciso. De acordo com o educador físico, os pés não devem produzir barulho na aterrissagem de cada passada. "Uma passada silenciosa é sinal de que a corrida está sendo executada de maneira adequada", afirma.


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