Equipe de rugby de Ribeirão disputa Copa Central

24/02/2018 14:05:00

Disputa que equipe enfrenta neste sábado (24) será preparação para estreia na 4ª Divisão do Estadual

Ribeirão Preto se vê em condições de brigar pelo acesso em sua primeira participação no Paulista (Foto: Divulgação)
 

Força física e estratégia estarão em campo na abertura da Copa Central de Rugby, que acontece neste sábado (24) no Parque Pinheirinho, em Araraquara. O Ribeirão Preto Rugby Clube fará sua estreia na competição diante do Piracicaba Rugby. No mesmo dia, também haverá partida entre a Locomotiva de Araraquara e o time de São Carlos.  

O torneio é considerado pela equipe ribeirão-pretana como uma preparação para a participação inédita que a equipe terá neste ano, na Série D do Paulista de Rugby. "Nossa estreia será contra Piracicaba e enfrentamos eles duas vezes no ano passado. Tivemos uma vitória e uma derrota. Já vamos trombar com eles agora antes do Paulista e será um bom teste para o nosso time", afirmou João Becker, fundador do clube e atleta.  

A Copa Central será dividida em três etapas, em que as partidas serão realizadas em Araraquara, Piracicaba e Ribeirão Preto. O sistema de disputa será de pontos corridos. Portanto, cada time fará três partidas e quem conquistar a maior pontuação será o campeão.

Foco no acesso  

Com 30 jogadores atualmente no elenco, a equipe de Ribeirão acredita estar preparada para brilhar na Copa Central e na principal meta do ano: o acesso no Estadual. Os planos são ousados. "No ano passado ficamos em primeiro lugar no último torneio que disputamos e conhecemos boa parte dos times que vamos enfrentar agora.  

Na Copa Central vamos pegar o São Carlos, que está na Série B do Paulista, e conseguimos jogar no mesmo nível deles. Temos tudo para subir, em 2019 jogar a 3ª Divisão para ficar pelo menos entre os quatro primeiros", ressaltou Becker.  

A Série D do Paulista contará com seis clubes e será realizada entre abril e outubro. A tabela ainda não foi divulgada, porém a estreia do Ribeirão Preto Rugby deverá acontecer em 5 de maio, contra o Pinda Rugby, de Pindamonhangaba. Os atletas da equipe de de Ribeirão, que foi criada há dois anos, treinam às quartas-feiras e sábados, no campo do Núcleo Esportivo do Quintino Facci II. 

Obstáculos financeiros  

Por se tratar de um esporte amador, os atletas de rugby convivem com as dificuldades já conhecidas, que é a falta de apoio e investimento. João Becker é atleta e mestre cervejeiro e precisa conciliar o trabalho com a paixão pelo esporte. O mesmo acontece, por exemplo, com o jogador mais velho.  

O médico Daniel Tiezzi, de 45 anos, fundador do primeiro time de rugby da cidade, em 1992. "No Brasil, poucos vivem apenas como jogador de rugby. Isso é possível somente para alguns da Seleção Brasileira. O rugby é totalmente amador e a gente tem que pagar para jogar.  

O clube tem uma mensalidade de R$ 50 e a gente ainda divide os custos de viagens e taxas de campeonatos. Tentamos ainda arrumar patrocínios, mas nunca conseguimos cobrir todos os custos", ressaltou Becker. 

Tabela da Copa Central 

Sábado (24)
Horários: 13h e 15h
Etapa Araraquara
Locomotiva x São Carlos Ribeirão x Piracicaba

10/3
Horários: 13h e 15h
Etapa Piracicaba
Piracicaba x São Carlos Ribeirão x Locomotiva

24/3
Horários: 13h e 15h
Etapa Ribeirão
Ribeirão x São Carlos Piracicaba x Locomotiva



    Mais Conteúdo