Planejamento ajuda a ter viagens mais baratas nos feriados

Só nacionais são 12, dos quais 11 em dias úteis e só um no final de semana

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem
Matheus Urenha / A Cidade
Empresária diz que pensar antes as viagens ajuda (bem) o bolso (foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

Haja feriado! Em 2017 o que não falta são essas datas especiais, que deixam a semana mais curta e a preguiça mais longa. Só nacionais são 12, dos quais 11 em dias úteis e só um no final de semana. Aliás, um deles, o Carnaval, está quase aí. E olhe que esse número pode crescer, se levarmos em conta os feriados estaduais e municipais.

Para quem gosta de viajar, os feriados são uma boa oportunidade para conhecer o Brasil e, quem sabe, o mundo.

Mas só a vontade de sair da rotina não basta, é necessário planejamento e preparo antecipado, garante o diretor de uma agência de viagens, Fernando Barreto. “Mesmo sendo um ano com muitos feriados, ao se planejar com antecedência pode-se conseguir tarifas de hotéis mais baixas e voos promocionais”, diz.

Outro detalhe importante destacado por ele é considerar se o destino escolhido tem o clima desejado no período da viagem. Em abril, no feriado de Páscoa, por exemplo, não há neve nas estações de esqui na América do Sul. Por isso, quem estiver procurando por este tipo de esporte deve escolher outra data mais apropriada.

Planejamento

A empresária Camila Manhas planeja viajar no Carnaval. Ela e a família vão para Caldas Novas (GO). E, desde dezembro do ano passado, ela e o marido fazem contas para ajustar o passeio ao orçamento familiar. “Finalmente aprendemos a nos organizar financeiramente. Por isso, nos últimos anos, viajamos mais”, conta.

O destino não foi escolhido aleatoriamente. Camila chegou a comparar os gastos que teria em uma viagem à praia com aquela a Caldas Novas e concluiu que ir a Goiás seria mais econômico. Além disso, ela considera que o destino escolhido é menos procurado do que o litoral, e, por isso, oferece mais tranquilidade a família.

A animação é tanta que a família pretende viajar em outros feriados neste ano, até mesmo o feriado de 12 de outubro já está sendo estudado. . (Colaboração: Marina Marzola

Dicas

De acordo com Barreto, para aproveitar melhor as datas de folga, nos feriados curtos deve-se planejar viagens mais rápidas, e para os longos, viagens mais distantes. 

Barreto recomenda manter os documentos como RG, Passaporte e carteira de vacinação sempre em dia, e assim evitar dores de cabeça de última hora.

Economia

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) prevê um crescimento de 5% a 7% no setor de Turismo em 2017 e os feriados, com exceção do Carnaval, Natal e réveillon, movimentarão mais de R$ 21 bilhões no País, segundo o Ministério do Turismo


1 Comentário(s)

Comentário

Joaquina

Publicado:

Que legal,estou pensando nisso e sua entrevista me motivou.