Secretário da Agricultura faz lançamento oficial do Agenda do Agronegócio

Francisco Jardim destaca importância do evento porque democratiza o conhecimento em uma sociedade cada vez mais exigente

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Lucas Catanho

 


O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Francisco Sérgio Jardim, participou no final da tarde desta sexta-feira (13) do lançamento oficial da segunda edição do Agenda do Agronegócio, dentro da programação da Agrishow 2018. O grande tema deste ano dos seminários será a agricultura do futuro.  

"O momento é de ter muita informação. Esse evento democratiza o conhecimento e leva à sociedade, cada vez mais exigente, as informações daquilo que ela está consumindo. Hoje todos estão cada vez mais exigentes para saber de tudo sobre o que estão comprando, desde a questão ambiental, do bem-estar animal."  

Sobre o tema do Agenda, agricultura do futuro, o secretário destaca que é uma prática já realizada e que vem sendo modernizada. "É uma agricultura para atender a expectativa do consumidor. Ele quer ter confiança daquilo que está comprando e que aquilo cumpra todas as regras éticas, a sustentabilidade e o bem-estar animal."  

A Agenda do Agronegócio será realizada nos dias 2 e 3 de maio, com entrada franca. A edição 2018 é uma realização em parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura e a OA Eventos, empresa do grupo EP. Conta ainda com a produção do jornal A Cidade e do portal de notícias ACidade ON.

O presidente da Agrishow, Francisco Matturro, louvou a parceria que levou à realização da Agenda do Agronegócio.

"Não medimos a Agrishow pelo tamanho ou pelo volume de vendas, mas pela importância que tem na difusão da ciência e da tecnologia, em que o agricultor pode vir, aprender e ensinar. As fábricas trazem aqui os seus melhores técnicos, seus engenheiros de desenvolvimento, seus homens de negócios para ouvir as demandas que o agricultor tem e indica onde há problemas. Às vezes um grande problema lá no campo pode ser resolvido com uma pequena solução dentro das fábricas."

O diretor de Relações Institucionais do Grupo EP, Paulo Brasileiro, destacou que o grupo é um conglomerado em prol da sociedade e a renovação dessa parceria dentro da Agrishow tem extrema importância.  

"Podemos contribuir levando informação, participando e, principalmente, a favor e sempre ao lado da nossa comunidade. É dessa forma que vamos melhorar a distribuição de renda e a nossa educação, pilares importantes para que outros setores possam se mover", pontuou.

Arnaldo Jardim participa de painel

Ex-secretário estadual de Agricultura, o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS) participará da programação do Agenda do Agronegócio, em um painel que discutirá linhas de financiamento para que as inovações cheguem também ao pequeno produtor.  

"Além dos exemplos de boas práticas da agricultura do futuro, o que está sendo mais inovador e interessante, você precisa ter linhas de financiamento para que isso chegue a todos, além de uma legislação que estimule e fortaleça essa inovação", destacou.  

Jardim ressalta a importância do pequeno produtor dentro do cenário agrícola. "O pequeno agricultor é o grande responsável pela alimentação, é o esteio. O último censo agrícola, divulgado recentemente no Estado, mostra que 83% das propriedades que produzem em São Paulo são de pequeno porte."


0 Comentário(s)